Retorno Sobre o Capital Humano

Capital humano é o estoque de atributos, competências, conhecimentos, tanto sociais quanto pessoais, incluindo a criatividade e a habilidade de executar o trabalho para produzir valor econômico.

Sem saúde todos os investimentos conhecimentos e competências, além dos valores pessoais serão inúteis ou pouco utilizados.

Em geral a Direção da empresa administra cinco principais patrimônios: Clientes, Marca, Imagem, Gente e Acionistas. O mercado de capitais cada vez mais valoriza empresas por sua propriedade intelectual – seja tecnologia, melhores práticas de gestão, ou marcas. Mas até recentemente o mercado negligenciou a mais persistente das propriedades  intelectuais: o capital humano. Isto está mudando e  já existem evidências empíricas que sugerem que empresas de alto capital humano estão se dando melhor nas bolsas americanas.

A saúde traz vitalidade e energia para trabalhar. A Saúde Corporativa eleva o nível de saúde de todos os colaboradores contribuindo decisivamente para a melhoria do retorno dos investimentos em Capital Humano. Estudos recentes mostram que o retorno dos investimentos em saúde, feitos com inteligência, já superam o dos realizados em treinamento e capacitação.

Empresas excelentes aprenderam a melhorar a produtividade dos investimentos em capacitação do pessoal e agora devem fazer o mesmo com a saúde. A SantéCorp está a disposição para discutir como.