O consumo ideal de hortaliças e frutas

O consumo ideal de hortaliças e frutas

O consumo de hortaliças e frutas é fundamental para o equilíbrio de nosso organismo. Elas contém diversas vitaminas e substancias bioativas que atuam na prevenção de doenças e melhorando a saúde de forma geral.
Estas substancias estão relacionadas as cores das frutas e verduras, portanto quanto mais coloridas forem as escolhas maior a quantidade de substancias será ingerida.
É muito importante que as frutas e verduras sejam consumidas frescas ou com pouco tempo de cozimento para que as substancias estejam na sua forma mais disponível.
Os sucos são uma forma de ingerirmos as frutas, porém o ideal é que sejam consumidos em até 2 horas após o preparo para o maior aproveitamento das vitaminas.
A recomendação da organização mundial de saúde é de consumamos ao menos 5 porções de frutas e verduras, totalizando 400g ao dia.

Lembre-se que frutas e hortaliças são ricas em água, vitaminas, minerais e fibras que auxiliam no funcionamento do intestino, diminuem a absorção de colesterol além de manter o equilíbrio da flora intestinal.