Hipertensão Arterial Sistêmica

Hipertensão arterial é uma patologia extremamente comum na população geral, que acomete aproximadamente 25% da população e aumenta sua incidência na população de acordo com a faixa etária, chegando a 60% nas pessoas com mais de 65 anos. Infelizmente esta é uma doença silenciosa não apresenta sintomas na maioria das vezes e, portanto é pouco controlada; mesmo naquelas pessoas que já conhecem o diagnóstico.
Conforme indica uma pesquisa nacional somente 30% dos pacientes hipertensos apresentam um bom controle da pressão.
A pressão arterial é definida por 2 medidas: pressão sistólica, que é a pressão nas artérias produzida pela contração do coração no batimento cardíaco e pressão diastólica que reflete a pressão nas artérias durante o relaxamento do coração entre seus batimentos. Assim temos uma pressão que se traduz por duas medidas pressão sistólica sobre a pressão diastólica. Ex. 120/80.
Hipertensão arterial é considerada quando obtemos estas medidas com valores acima de 139/89.
Uma única medida alterada da pressão não faz diagnóstico deste problema de saúde, a pressão deverá apresentar se alterada em pelo menos 3 medidas consecutivas com no mínimo uma semana de intervalo. As únicas exceções são quando a pressão encontra se extremamente alta ou quando a pressão alterada está associada à lesão de alguns órgãos como o coração, o rim, os olhos.

Tratar a hipertensão reduz o risco de complicações como infarto do miocárdio, AVCs, insuficiência renal, perda da capacidade visual, e morte.

O tratamento da hipertensão geralmente inicia com mudanças de hábitos como estes:

  • Reduzir a quantidade de sal em sua dieta.
  • Perder peso se houver sobrepeso.
  • Evitar consumo de bebidas alcoólicas em excesso.
  • Pare de fumar.
  • Fazer exercícios por pelo menos 30 minutos cinco vezes por semana.

Além destas medidas medicações podem ser associadas para controlar a pressão, principalmente se houverem outras doenças como diabetes, aterosclerose, AVC, problemas cardíacos e renais.

O profissional de saúde é a pessoa mais indicada para sanar suas duvidas e acompanhar seu tratamento, nos procure!