Exercícios de verão

O verão está chegando e neste período de férias muitas pessoas se animam para praticar exercícios. A prática de atividade física ajuda na manutenção do peso, previne doenças cardiovasculares, auxilia na prevenção e no tratamento de doenças como diabetes, hipertensão e Dislipidemia (colesterol alto). Alguns cuidados são fundamentais para manter a prática de exercícios e iniciarmos 2015 com a saúde em dia.
Antes de iniciar qualquer exercício físico, a consulta médica é imprescindível para avaliar a função cardiopulmonar e a condição osteomuscular. A análise minuciosa do perfil de cada indivíduo permitir conhecer os possíveis riscos de ocorrer eventos como infarto, arritmia, crises de broncoespasmo (bronquite) e lesões ortopédicas.
Caso realize atividade física em áreas externas com exposição ao sol, o uso de protetor solar é fundamental para toda a área de pele exposta, diariamente. A exposição solar sem proteção pode causar queimaduras e aumentar os riscos de câncer de pele.
Manter-se hidratado evita mal estar e a desidratação, principalmente em dias quentes e após suor excessivo. Os horários mais adequado são o período da manhã e ao final da tarde, evite dias muito quentes e os horários sol mais intenso. Beber líquidos ao longo do dia e após o exercício e a boa alimentação auxiliam no bom desempenho.

Lembre-se, ao iniciar a atividade física, é importante alongar os músculos, fazer aquecimento e usar proteção adequada a cada tipo de exercício, como capacetes, joelheiras, cotoveleiras e calçados adequados. Consulte seu médico, ele é sua maior fonte de informações e saberá orientar.

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