Doenças Cardiovasculares

Liderando o Ranking das principais causas de morte no mundo, estão as doenças cardiovasculares.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) 17 milhões de pessoas morreram no último ano em decorrência da condição.
No Brasil, os principais fatores de risco com alta incidência na população e que contribuem enormemente para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares são o tabagismo, obesidade, elevação de colesterol associada a maus hábitos alimentares, hipertensão arterial, e o uso abusivo de álcool. Quando falamos em prevenção precoce não podemos esquecer que a infância é nosso alvo! A cada dia os aparelhos eletrônicos substituem brincadeiras com bolas e bicicletas.
A alimentação rica em sódio e gorduras, uso abusivo de açúcares e produtos processados aumenta o peso e o nível de colesterol destas crianças. Existe um número crescente de obesidade infantil e uma criança obesa em 40% dos casos será um adulto obeso. Mudar a consciência desta geração trará um impacto significativo aos números atuais.
Isto não quer dizer que a interferência nos fatores de risco em adultos não traga benefícios imediatos.  Medidas simples como parar de fumar diminui em até 50% o risco de morrer do coração. Perda de peso de ao menos 5% do peso corporal pode diminuir sua pressão arterial em até 10%. O controle dos níveis de colesterol passam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares já em seu primeiro ano.
Devemos lembrar que muitos destes fatores de risco são absolutamente assintomáticos e boa parte das pessoas desconhecem seus próprios riscos. Sendo assim vale lembrar que após os 20 anos de idade é muito interessante realizar exames médicos periódicos com a medida da pressão arterial e verificação dos níveis de colesterol e glicose. Principalmente se existe uma história familiar conhecida para riscos cardiovasculares e obesidade.
Mudar hábitos de vida não é uma tarefa fácil, porém educar nossas crianças a partir do exemplo de um hábito de vida saudável com uma dieta menos industrializada e a rotina de exercícios físicos regulares pode mudar o cenário atual e trazer uma herança positiva para o futuro.

Entre em Contato