DENGUE: fique alerta!

A dengue é uma doença viral febril que foi descoberta na década de 40. Atualmente, é uma das principais doenças transmitidas por mosquitos do ponto de vista epidemiológico, caracterizando uma questão de Saúde Pública.
O período de maior transmissão é no verão, os ovos são colocados nos reservatórios de água e, com o inicio das chuvas, houve aumento do número de casos em todas as regiões do país, somando quase 41.000 notificações apenas no mês de Janeiro, o que representa um aumento de 57,2% em relação ao mesmo período de 2014. Por outro lado, houve redução dos casos graves, de 49 em 2014 para 14, e de óbitos pela doença, de 37 para 06.
O mosquito Aedes é responsável também pela transmissão de outras doenças como a Febre Amarela e a Febre Chikungunya, esta última já conta com 23 casos autóctones, ou seja, que ocorreram em pessoas que não estiveram em outros países, sendo 22 casos na Bahia e 01 caso em Goiás. Semelhantemente à Dengue, a Febre Chikungunya também é uma doença viral, caracterizada por febre alta, dores articulares e cefaleia.
O Ministério da Saúde já adotou politicas de controle, mesmo assim, a prevenção é a principal medida: combater os criadouros, usar repelentes, telas protetoras e inseticidas, são atitudes simples e de grande importância, pois o combate ao mosquito é fundamental para evitar a doença.

Fique atento e, em caso de febre ou sinais de sangramento, procure seu médico!