Sentir-se estressado faz parte de nossas vidas e em doses moderadas ele pode ser muito positivo. O stress faz parte de um sistema de alerta primitivo que nos deixa mais apto a “lutar por nossa existência”. Em doses pequenas nos ajuda a focar na tarefa exercida e atingir objetivos diários, nos tornando mais eficientes e criativos.
Quando ele é muito prolongado ou em doses excessivas esta descarga de energia passa a ser prejudicial e nos torna menos produtivos, fadigados, e suscetível a diferentes doenças.
O controle do stress inicia quando conseguimos identificar sua causa em nossas vidas. Na verdade a simples identificação da existência dele e a certeza de que você está no controle de sua vida pode ser o início da solução.
Para identificar a verdadeira causa de stress, observe atentamente seus hábitos, atitudes e desculpas.
Faça uma reflexão sobre o que lhe causa stress, qual a sua reação física e emocional diante destes fatos; como você respondeu e o que fez para que se sentisse melhor após. Mantenha um registro temporário para que possa identifica-los mais facilmente.
Muitas formas de lidar com stress podem passar a integrar o cotidiano sem nos darmos conta, seguem alguns sinais de alerta:

Aumento do consumo de cigarros
Aumento do consumo de álcool
Comer em demasia
Usar medicamentos ou drogas para relaxar
Passar o tempo restante do dia em fronte a TV ou computador, sem interesse real na programação
Evitar convívio com amigos, familiares e atividades de rotina
Procrastinar
Ocupar-se em todos os minutos do dia, evitando encarar problemas
Transferir seu stress para outros com irritabilidade e agressividade
Fadiga e desânimo

Para lidar com Stress aprenda a dizer não identificando seus limites, faça uma lista de suas atribuições e identifique quais são suas prioridades. Controle os gatilhos de stress em seu ambiente.
Altere a situação! Seja mais assertivo. Otimize a utilização de seu tempo, é muito difícil permanecer tranquilo e focado, quando temos tarefas atrasadas e prazos não realizáveis.
Analise a situação de stress, avalie a real gravidade de cada situação. O perfeccionismo é uma grande fonte de stress quando somente o perfeito é suficiente. Mantenha as coisas em perspectiva.
E por último porém não menos importante, aceite as coisas que você não pode mudar. Não queira controlar o incontrolável!

Adote tempo para diversão e relaxamento, pratique atividade física regular, durma bem e mantenha uma alimentação regrada, desta forma seu corpo também estará preparado.

Stress é inevitável em nossas vidas, e em baixas doses, benéfico. Porém você pode melhorar e evitar situações que levem ao stress excessivo e todas as consequências negativas associadas a ele.