OS MAIS COMUNS PARA SEREM TRIADOS

Câncer de mama: A indicação da realização da mamografia encontra-se próxima dos 40 anos podendo iniciar mais cedo para as mulheres que apresentem história familiar.

Câncer de colo do útero: Todas as mulheres após os 21 anos, deverão realizar o exame de Papanicolau ou seu preventivo anual. Após os 70 anos o ginecologista deverá discutir caso a caso a não realização do preventivo.

Câncer de ovário: Podem ser realizados exames de sangue e ecografias para pacientes acima dos 30 anos e que encontre uma história familiar da doença.

Câncer de cólon: Existem vários exames relacionados à pesquisa de câncer de cólon. Os mais usuais são a pesquisa de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia, que usualmente é realizada após os 50 anos, podendo ser realizada mais cedo, dependendo da história familiar da doença.

Câncer de pulmão: Pessoas com alto risco de câncer de pulmão, como os fumantes, podem realizar uma tomografia de pulmão de baixa dose de radiação.

Câncer de próstata: PSA é o exame mais popular para a prevenção do câncer de próstata. O homem deverá discutir com seu médico sobre a melhor forma de prevenção após os 50 anos, salvo pacientes com familiares próximos diagnosticados com câncer de próstata e idade inferior a esta.

Câncer de pele: O principal fator de risco associado ao câncer de pele é a exposição solar excessiva, historia familiar de câncer de pele, seu diagnostico precoce é realizado através de exame clinico lembrando de alguns fatores que chamam atenção para lesões suspeitas:

  • Assimetria: uma metade diferente da outra.
  • Bordas irregulares: contorno mal definido.
  • Cor variável: varias cores em uma mesma lesão.
  • Diâmetro maior que 6 milímetros.
Entre em Contato