A Pandemia do HIV

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, popularmente conhecida como AIDS, foi inicialmente reconhecida nos Estados Unidos na década de 80, desde então, espalhou-se por todo o mundo afetando homens e mulheres nas mais diversas faixas etárias e classes socioeconômicas. Estima-se que mais de 35 milhões de pessoas sejam infectadas pelo vírus.

Dados da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo publicados recentemente chamaram atenção, o número de casos da doença entre os jovens entre 15-24 anos aumentou 21,5% nós últimos sete anos. Este aumento está relacionado ao início cada vez mais precoce da vida sexual e a comportamentos de risco. Nas décadas de 80 e 90, até o advento dos antiretrovirais (medicamentos utilizados no tratamento da infecção), milhões de pessoas morreram em decorrência das complicações causadas pelo vírus. A perda de ídolos pop gerou uma comoção ao redor da doença que marcou gerações.

O sucesso do tratamento mudou este cenário, hoje pessoas que usam regularmente as medicações tem boa qualidade de vida. Porém, vale lembrar que a AIDS já causou mais de 30 milhões de mortes no mundo todo e as doenças oportunistas podem gerar sequelas muitas vezes incapacitantes.

No dia 01/12 comemorou- se o Dia Mundial da AIDS e diversas entidades promoveram campanhas de conscientização sobre a doença oferecendo informações e exames. Sua maior defesa é a proteção, PREVINA-SE!

Entre em Contato